sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Aço Cearense usa IA para conceder crédito



O Grupo Aço Cearense, empresa brasileira do ramo siderúrgico, adotou a solução de inteligência artificial SAP Data Intelligence, em um projeto conjunto com o Serasa, para criar um modelo mais assertivo em sua área de concessão de crédito, bem como estabelecer o score de seus clientes.

A ferramenta funciona como uma camada de orquestração de dados da Business Technology Platform (BTP), plataforma da multinacional que reúne dados e funções analíticas, inteligência artificial, desenvolvimento, automação e integração.

Através de aprendizado de máquina e IA, a solução transforma os dados em insights para auxiliar o usuário na tomada de decisões.

O objetivo do Grupo era ter maior confiabilidade, agilidade e segurança na análise de crédito, bem como alavancar a liberação de novas linhas para seus clientes.

Neste caso, o modelo criado faz sugestões de crédito por meio de uma base de dados de mais de 12 mil clientes ativos e 63 variáveis. 

A análise considera o faturamento médio dos últimos 48 meses, o porte do cliente, valor da operação, mês e ano de maior exposição ao crédito, notas fiscais emitidas, média de pagamento dos últimos seis a 12 meses e valores em atraso.

Segundo a Aço Cearense, o sistema trouxe maior rapidez nas análises e destravou vendas que, de outra maneira, não aconteceriam. Agora, os clientes e o setor financeiro do grupo têm a informação sobre o novo limite de crédito em tempo real.

Adicionalmente, foi possível reduzir o risco para a companhia ao restringir o acesso de clientes com pendências. 

No primeiro mês de utilização da plataforma, o grupo ajustou os limites de 1.520 clientes, cerca de 16% de sua base de usuários ativos, e liberou aproximadamente R$ 54 milhões em crédito, diante de um esforço 80% menor que o habitual.

“Movimentos que antes dependiam de trabalhos manuais são realizados com velocidade e acuracidade, fortalecendo também nosso time de crédito para ações mais estratégicas”, destaca Cinthia Cavalcanti, diretora de desenvolvimento organizacional e TI do Grupo Aço Cearense. 

Há 43 anos no mercado, o Grupo Aço Cearense tem operações no Ceará, Pará e Tocantins. O conglomerado é formado pelas empresas Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Aço Cearense Logística, SINOBRAS e SINOBRAS Florestal.

A companhia totaliza uma capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas ao ano, gerando mais de 4 mil empregos diretos e cerca de 40 mil indiretos.

https://www.baguete.com.br/noticias/08/08/2023/aco-cearense-usa-ia-para-conceder-credito

Sem comentários:

Enviar um comentário