Durante o processo de criação de um modelo de machine learning nós precisamos medir a qualidade dele de acordo com o objetivo da tarefa. Existem funções matemáticas que nos ajudam a avaliar a capacidade de erro e acerto dos nossos modelos.
Tão importante quanto saber escolher um bom modelo, é saber escolher a métrica correta para decidir qual é o melhor entre eles.
Existem métricas mais simples, outras mais complexas, algumas que funcionam melhor para datasets com determinadas características, ou outras personalizadas de acordo com o objetivo final do modelo.
Ao escolher uma métrica deve-se levar em consideração fatores como a proporção de dados de cada classe no dataset e o objetivo da previsão (probabilidade, binário, ranking, etc). Por isso é importante conhecer bem a métrica que será utilizada, já que isso pode fazer a diferença na prática.
Nenhuma destas funções é melhor do que as outras em todos os casos. É sempre importante levar em consideração a aplicação prática do modelo. O objetivo deste artigo não é ir a fundo em cada uma delas, mas apresentá-las para que você possa pesquisar mais sobre as que achar interessante.
http://mariofilho.com/as-metricas-mais-populares-para-avaliar-modelos-de-machine-learning/
By MARIO FILHO
Data Scientist | Machine Learning Consultant | Kaggle Grandmaster